domingo, 26 de outubro de 2008

5 - Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Grampá, Becky Cloonan e Vasilis Lolos


Fonte: Fábio Moon e Gabriel Bá


Ler, observar imagens, atentar para o foco e para a sequência narrativa. Tudo isso fazemos ao ler uma história em quadrinhos. Mas algo tem de ficar claro: os quadrinhos constituem uma linguagem autônoma, um gênero específico que não se confunde com literatura, teatro, cinema (apesar de poder conter elementos de todos eles). As histórias em quadrinhos constituem-se por isso que são: quadrinhos e, assim, têm as suas particularidades ao serem apreciadas ou analisadas.

A revista independente 5, que conta com a participação de cinco autores: os paulistas Fábio Moon e Gabriel Bá, o gaúcho Rafael Grampá, o grego Vasilis Lolos e a norte-americana Becky Cloonan, ganhou o principal prêmio internacional dos quadrinhos - o Eisner Awards, na categoria Antologia, e faz jus a isso.

Foi interessante tentar escrever sobre ela, usando apenas palavras. Afinal, como tratar, desta forma, uma obra que é composta exclusivamente por imagens?

E aí uma das coisas que mais me agradou: as estórias (a idéia era que cada um dos autores contasse um pouco sobre os outros) conversam entre si o tempo todo, através dos desenhos. É preciso atentar para cada quadrinho: observar, por exemplo, nos cenários, as pichações nas paredes, as imagens nos televisores, o material que está na prancheta de cada personagem. Os desenhos fazem referência à amizade dos autores, aos próprios quadrinhos que estão montando para a compor a revista 5, os lugares onde estão, o que estão sentindo.

As estórias foram assim organizadas: Gabriel Bá contou sobre Becky; Becky sobre o Fábio e o Gabriel; Fábio sobre o Vasilis; e o Vasilis sobre o Grampá; além disso todas as estórias têm uma bela página de entrada desenhada pelo Grampá, repleta de detalhes (veja um exemplo aqui).

Trata-se de um trabalho instigante, daqueles que sempre queremos olhar de novo - a cada vez que se pega a revista, podemos apreciar cada desenho e descobrir um detalhe novo, uma informação, uma sensação nova.

Mais alguns dados da obra:
Autores e links para os blogs

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.