Algumas edições de livros de origami são excepcionais. Advanced Origami - an artist's guide to performances in paper do Michael G. Lafosse é uma delas.
Adquiri o livro há alguns dias e tudo na edição é bem feito, bem cuidado, fazendo jus aos belos modelos que podemos aprender com ele. Capa dura, folhas em papel couché, diagramação, fotos, letras, tudo é agradável.
Comecei falando da beleza da edição para chegar ao seu também ótimo conteúdo. O livro não se limita apenas a apresentar os modelos e seus diagramas. Lafosse discorre sobre o origami como uma forma de arte, sobre como cria os seus modelos, incluindo instruções para que criemos nossos próprios papéis. Um capítulo é especialmente dedicado a isso - Making your own origami paper (Fazendo o seu próprio papel de origami).
Cada modelo é apresentado com uma fotografia do origami e uma breve descrição do processo criativo que o originou. E, depois, são apresentadas as instruções, contendo inclusive sugestões de papéis a utilizar com suas medidas (em polegadas e centímetros - um cuidado que mostra a atenção do autor com o público a quem o livro se destina).
A única pena, para quem não conhece a língua, é que o texto está em inglês (acredito que ainda não haja tradução para o português), o que não impede, entretanto, que os modelos sejam confeccionados, se já houver familiaridade com a linguagem gráfica dos diagramas de origami.
Pretendo postar aqui no blog os modelos do livro que forem sendo dobrados.
Um modelo, em especial, conseguiu conjugar duas artes que me são muito queridas - o origami e a aquarela. Não vejo a hora de dobrar o Koi (uma espécie de carpa), feita pelo LaFosse em papel de aquarela e cujas manchas são feitas usando essa técnica. Realmente um trabalho artístico muito bonito.
Vale a pena, se tiver oportunidade, pelo menos folhear o livro em alguma livraria. A experiência é muito boa!
