terça-feira, 22 de setembro de 2009

Advanced Origami - Michael LaFosse


Algumas edições de livros de origami são excepcionais. Advanced Origami - an artist's guide to performances in paper do Michael G. Lafosse é uma delas.

Adquiri o livro há alguns dias e tudo na edição é bem feito, bem cuidado, fazendo jus aos belos modelos que podemos aprender com ele. Capa dura, folhas em papel couché, diagramação, fotos, letras, tudo é agradável.

Comecei falando da beleza da edição para chegar ao seu também ótimo conteúdo. O livro não se limita apenas a apresentar os modelos e seus diagramas. Lafosse discorre sobre o origami como uma forma de arte, sobre como cria os seus modelos, incluindo instruções para que criemos nossos próprios papéis. Um capítulo é especialmente dedicado a isso - Making your own origami paper (Fazendo o seu próprio papel de origami).

É uma verdadeira festa para um origamista que quer avançar.

Cada modelo é apresentado com uma fotografia do origami e uma breve descrição do processo criativo que o originou. E, depois, são apresentadas as instruções, contendo inclusive sugestões de papéis a utilizar com suas medidas (em polegadas e centímetros - um cuidado que mostra a atenção do autor com o público a quem o livro se destina).

A única pena, para quem não conhece a língua, é que o texto está em inglês (acredito que ainda não haja tradução para o português), o que não impede, entretanto, que os modelos sejam confeccionados, se já houver familiaridade com a linguagem gráfica dos diagramas de origami.

Pretendo postar aqui no blog os modelos do livro que forem sendo dobrados.

Um modelo, em especial, conseguiu conjugar duas artes que me são muito queridas - o origami e a aquarela. Não vejo a hora de dobrar o Koi (uma espécie de carpa), feita pelo LaFosse em papel de aquarela e cujas manchas são feitas usando essa técnica. Realmente um trabalho artístico muito bonito.

Vale a pena, se tiver oportunidade, pelo menos folhear o livro em alguma livraria. A experiência é muito boa!


Contracapa de Advanced Origami,
Michael G. LaFosse

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Das preciosidades da grande rede (3) - Revista Ilustrar


Há algum tempo (diga-se desde o primeiro número), acompanho esta excelente Revista brasileira sobre ilustração editada pelo Ricardo Antunes.

Todas as edições podem ser baixadas gratuitamente no site da Revista Ilustrar. É uma preciosidade que precisa ser conhecida e divulgada. Posso dizer que já aprendi bastante e conheci muitos trabalhos instigantes e inspiradores através dela.

Dos números anteriores, para aguçar a curiosidade, destaco algumas matérias que me agradaram muito:

- na Revista 7 - na seção Internacional, há uma entrevista com o grande ilustrador argentino Carlos Nine. Lá ficamos sabendo um pouco sobre o processo criativo do artista e podemos ver algumas de suas lindas ilustrações. Nessa mesma edição, há também uma matéria sobre o Eugênio Colonnese, entre outras.

- na Revista 9 - na seção Memória, matéria e imagens de dar água nos olhos com o artista japonês Massao Okinaka, mestre na técnica do sumi-ê. Outra seção da revista que é muito boa é a Step-by-Step, na qual um artista é convidado para mostrar um pouco da sua técnica, dar uma aula rápida sobre algum tema. Na edição 9, a seção ficou a cargo do Hiro.

Nesse último número, edição 12, estrearam as colunas Nacional e Internacional, nas quais são convidados ilustradores para darem opiniões, destacarem ideias e conceitos. Na seção Nacional, o Renato Alarcão apresenta um ótimo texto sobre o Japonismo, a influência da arte japonesa nas artes ocidentais.

Ainda não conhece a revista? Ficou curioso? Então é só dar um pulinho ali no site da Revista Ilustrar!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Poe, Poesia e Origami (O Corvo - The raven)




"Segunda vez, nesse momento,
Sorriu-me o triste pensamento;
Vou sentar-me defronte ao Corvo magro e rudo;
E mergulhando no veludo
Da poltrona que eu mesmo ali trouxera
Achar procuro a lúgubre quimera.
A alma, o sentido, o pávido segredo
Daquelas sílabas fatais,
Entender o que quis dizer a ave do medo
Grasnando a frase: 'Nunca mais'."

(O Corvo, Edgar Allan Poe, tradução de Machado de Assis)


Eis um corvo estilizado e simples, em origami, dobrado pensando na leitura de Edgar Allan Poe. A ideia foi lançada pelo Gregorio nos comentários do post sobre os 200 anos de nascimento do escritor e, como gostei bastante da sugestão, saí em busca de um diagrama ou instrução para dobrar a misteriosa ave negra. Escolhi O Corvo para dobrar, porque percebi que, no post anterior, havia comentado apenas os contos de Poe e nada havia falado sobre a poesia.

Para dobrar, usei as instruções que constam em vídeo no site Metacafe, e fiz uma alteração na dobra da cabeça, invertendo o sentido, para criar a sensação de que o corvo está virando o pescoço.

Sobre o famoso poema O Corvo (The Raven), há várias traduções para o português e é muito interessante compará-las para perceber as soluções que cada tradutor encontrou, ora para manter as rimas, ora para manter o suspense do texto. Temos, por exemplo, disponíveis na rede, as traduções de:
- Machado de Assis;
- Fernando Pessoa; e
- Milton Amado.

Outra forma de entrar em contato com o poema é através das várias declamações do texto em inglês. Vale ouvir:
- a memorável interpretação na voz de Vicent Price;
- e também na de Christopher Walken. Em vídeo postado no Youtube, que pode ser visto abaixo, ouve-se Walken e veem-se ilustrações de Gustave Doré.





Aliás, não se pode deixar de conferir a arte de Gustave Doré para The raven que está disponível na rede, no site do Projeto Gutenberg.