sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Das preciosidades da grande rede (6) - TED

Lançado em 2007, o interessantíssimo site do TED (Technology, Entertainment, Design) tem por objetivo divulgar "ideias que valem a pena espalhar" ("Ideas Worth Spreading") . E como valem!!

Já o descobri há algum tempo, ali já aprendi e refleti muito sobre os mais variados assuntos.

Pude ouvir palestras com estudiosos importantes como o Oliver Sacks e o Steven Pinker, além de conhecer pessoas que têm muito a acrescentar com suas experiências de vida, como a Temple Grandin. Isto para citar apenas as três pessoas cujos livros venho devorando ultimamente.

Para quem não domina bem o inglês, o site disponibiliza, para algumas palestras, legendas em várias línguas - tendo ali também a nossa querida língua portuguesa (selecionar abaixo de cada vídeo, no item View subtitles).

Como exemplo do entusiasmo gerado por duas palestras inspiradoras, vou anexar aqui a da Chimamanda Adichie, escritora nigeriana que ainda pretendo ler, e que nos fala sobre algo que dá muito o que pensar: o perigo de se ficar preso a apenas uma história :




Outra fonte de reflexão igualmente instigante é a palestra do Chris Abani, também escritor nigeriano, que passou por experiências marcantes e sofridas, e que nos conta sobre "[...] pessoas encarando soldados, pessoas sendo piedosas, pessoas sendo humanas e recuperando sua humanidade. É o 'ubuntu' [...]" (citação do resumo da palestra do site do TED).




Recomendo acessar sempre que puder o site do TED, pois há constantemente palestras novas e pessoas surpreendentes dando seus depoimentos sobre os mais variados temas, que vão desde as neurociências, a biologia, passando pela tecnologia, as artes (literatura, música), até saúde e bem-estar. Uma grande fonte de conhecimento!