segunda-feira, 28 de abril de 2008

Em leitura: O Historiador (Elizabeth Kostova) - I - primeiras impressões

Uma das idéias de começar este blog foi poder dividir com alguéns as mirabolâncias que me passam pela cabeça quando estou lendo. Com o post de A História sem Fim abaixo, cheguei ao acordo de não querer escrever apenas uma resenha impessoal sobre os livros que leio ou falar deles apenas quando tiver terminado a leitura.

A História sem Fim suscitou tantas idéias durante a trajetória de ler, que o texto aí de baixo não me pareceu muito bom... Então, resolvi fazer diferente com O Historiador. Vai ser um comentário em progresso – ainda estou lendo esse livro, vou ali pela página 100 agora.

E nesses primeiros 100 passos? Bom... é um livro que tem por tema Vlad Tepes, o empalador – sim, sim – quem lembrou de Drácula não foi mera coincidência. O interessante deste livro é que há historiadores, acadêmicos e uma adolescente envolvidos em pesquisas históricas sobre o famoso príncipe da Valáquia. Mas, enquanto as pesquisas acontecem, fatos estranhos também as seguem. Onde fica Drácula na estória? Haverá mesmo vampiros? Eles existem? As fontes históricas poderão comprovar isso? Como fica Bram Stoker, a literatura e as superstições nesse meio?

As descrições são bem feitas e mostram que houve bastante pesquisa para compor o livro. O enredo deste best-seller (que levou 10 anos para ser concluído e já foi traduzido para 30 idiomas, segundo a Wikipédia), por enquanto, está bem envolvente. Não é um livro de ritmo alucinante como outros tantos best-sellers e, talvez por isso mesmo, bem mais curioso.

Sempre gosto de fazer leituras misturadas – literatura clássica, best-sellers, infanto-juvenis, quadrinhos (HQs, comic books, graphic novels, ou como queiram chamá-los). Nos best-sellers e infanto-juvenis tenho tentado reencontrar aquele prazer da leitura descompromissada de outras datas, que o mundo acadêmico andou me roubando. Essa leitura de agora está servindo bem e – por enquanto, se é que esta opinião cá é válida - é recomendável. Vamos ver como flui – daqui a alguns dias, novas impressões.

Continua aqui...

Nenhum comentário: