sábado, 24 de maio de 2008

A Força da Vida - Will Eisner

Will Eisner é reconhecido como o grande transformador da linguagem dos quadrinhos. A partir dele, as HQs (histórias em quadrinhos) passaram a ser vistas com um novo enfoque. Cunhando o termo graphic novel (romance gráfico), elevou essa forma de narrativa ao status de arte - a arte seqüencial.

Aventurar-se por estórias como Um Contrato com Deus ou O Complô é mergulhar em um mundo repleto de referências históricas, cru e bruto por vezes, onde pessoas comuns tentam sobreviver.

Em A Força da Vida, álbum que acabo de ler, Eisner penetra na vida de personagens que vivenciam a Grande Depressão ocorrida nos anos 30 nos Estados Unidos. Na tessitura narrativa que se monta em torno da Avenida Dropsie, n. 55, no Bronx, assistimos à luta de Jacob, Elton, Rebecca, Angelo, entre outros, geralmente imigrantes, para se manter vivos.

E, nesse embate, onde ficam os sonhos, os desejos, quando a necessidade de sobrevivência é maior? O que nos diferencia (se é que há essa diferença) dos insetos, além da imensa força da vida? Na abertura, lemos:

Vai saber... Vai saber... Por que todas as criaturas da Terra lutam tanto para viver? Por que elas andam apressadas, fogem do perigo e continuam a obedecer um ciclo natural de existência, aparentemente em resposta a uma misteriosa "Força da Vida"? (p.7)
Mas, quando lemos uma obra como essa, não basta atentar para as palavras (como as transcritas acima) - é preciso observar e apreciar as imagens, prestar atenção aos desenhos, luzes e sombras, perspectivas, emoção e sensibilidade dos desenhos de Eisner - imagem e texto fundem-se forte e harmonicamente na composição da estória. Ver o mesmo texto acima, nas imagens seguintes:




Emocionaram-me bastante as seqüências das páginas 48 e 49, que mostram o desespero de um rapaz que chegou ao fundo do poço com a Depressão, e o capítulo final intitulado Sobrevivência. É o tipo de álbum que acabamos de ler e ficamos folheando ainda um bom tempo, voltando as páginas para relembrar sensações...

Mais alguns dados da obra:
Título original: A Life Force
Tradutor: Marquito Maia
Editora: Devir, 2007, 152p.
Para saber mais sobre Eisner, vale conhecer também o site oficial do autor.

Nenhum comentário: