segunda-feira, 16 de junho de 2008

Aranha - Origami (Spider - John Montroll)





Esta aranha foi criada e diagramada pelo John Montroll - o modelo pode ser encontrado no livro Animal Origami for the enthusiast (sem tradução para o português - ver imagem da capa abaixo).

Apesar de estar em inglês, para quem não é tão iniciante em origami é possível dobrar apenas acompanhando as imagens. O diagrama tem 86 passos (97 se contarmos as dobras para o wing-fold do passo 66).

Usei, na primeira tentativa, papel espelho preto de 30X30cm. Contudo, a aranha das fotos acima é resultado da segunda tentativa, com tempo de execução de, mais ou menos, uma hora e meia. Também foi feita com o papel espelho preto só que agora de 26,5 X 26,5cm - resultando num modelo de 8cm de comprimento. Tentei ainda dobrar com um papel um pouco menor, mas não ficou bom - ficou muito difícil fazer as presas da aranha.

Um dica para quem for tentar dobrar: fique bem atento aos diagramas e respeite todas as marcas de linhas vale e montanha - estão bem indicadas e facilitam fazer os squash, reverse e petal folds. Abaixo uma visão superior e inferior desse modelo.



5 comentários:

RaquelC disse...

uia ficou igualzinho! adorei!!!

Anônimo disse...

Eu achei que ficou perfeita e tenho certeza que fará o maior sucesso ;)

Patrícia C. disse...

Olá, Raquel
Olá, Redator do Cotidiano Nacional!
Que bom que vocês gostaram!!
Um abração!

Camila disse...

Acho que estou com medo dela!!

Patrícia C. disse...

Oi, Cami!

Fica com medo, não! rs
Uma hora eu a apresento pra você e garanto que ela não morde! ;)

Um beijão