terça-feira, 16 de junho de 2009

Mutts - os vira-latas - Patrick McDonnell



Ler Mutts é uma delícia. As tirinhas dessa edição da Devir trazem os carismáticos bichinhos criados por Patrick McDonnell que receberam, em português, os simpáticos nomes de Duque, o cão (Earl no original), e Chuchu, o gato (Mooch). Uma amizade bastante curiosa.

Os desenhos são simples e graciosos, as estórias inocentes, singelas e divertidas. É o tipo do álbum que você pega, vai lendo e sorrindo; lendo e rindo; lendo, observando os desenhos, e pensando... pensando bastante na nossa relação com os outros seres que também habitam esse nosso planeta.

Como de costume, sempre acho difícil descrever apenas com palavras o que precisa ser visto no conjunto imagem + texto. De qualquer forma, vamos à tentativa em uma das tiras de que mais gostei - uma daquelas que mostram o ponto de vista dos bichanos, como eles veem os homens:
- na página 13, Chuchu está na casa de Duque e ambos olham para Ozzie (o homem com quem o cãozinho mora, seu melhor amigo) e que está lendo o jornal, sentado em um sofá. O gatinho pergunta: "- Quem é esse aí?" A resposta do cão: "- Esse é o meu Ozzie." / "- O que é um Ozzie?" interroga o bichano; "- Ele é o cara que me alimenta, me dá petiscos, coça a minha barriga, me leva para passear... É o meu Ozzie." / E a tirada final do gatinho: "- Onde é que eu arranjo um?"

Me diverti bastante com as aventuras dos dois no açougue, onde costumam ir para ficar namorando as vitrines; e com suas indagações tentando entender os outros seres que estão ali pela casa ou pelos quintais: o peixinho no aquário, aves, outros cães.

Cenas de carinho e cuidado entre homens e animais também marcam as estorinhas e são muito bonitas e cheias de ternura. Encantamento gostoso, um bom tempo de leitura!

Para conhecer a carinha desses personagens, saber um pouco mais sobre eles e experimentar algumas tiras, o Mutts tem um site oficial (em inglês), é só clicar aqui.

Mais alguns dados da obra:

Título original: Mutts
Autor: Patrick McDonnell
Tradução e revisão: Marquito Maia
Edição: Devir Livraria, São Paulo, 127p.

Nenhum comentário: