sábado, 25 de julho de 2009

Carrossel (Carousel - Origami)



A confecção das peças para montar este origami é bastante simples e pode ser vista aqui.

Contudo, o modelo é um pouco trabalhoso, pois, para fazer o carrossel, precisamos dobrar 12 peças para a cúpula e mais 12 para a base. Usei papel para scrapbooking (fino) cortado em tamanho de 10cm X 10cm. O carrossel ficou com 15 cm de altura por 8,5 cm de largura.

as peças da base (atrás) e da cúpula (à frente)

Para enfeitar, coloquei um detalhe em cada peça da cúpula, usando "bailarinas" (ou "pernas de moça") vermelhas e brancas.


Depois é preciso colar todas as peças com cuidado, para que fiquem bem encaixadas. Como mexer com cola não é das coisas que eu mais aprecio, esta espécie de pinça, chamada tweezer (da My Memories, encontrada em uma loja de scrapbooking), tem se mostrado maravilhosa, pois impede que fiquemos com cola nos dedos e acabemos manchando a peça.

Quando a pressionamos no meio, ela abre e, quando soltamos, prende bem firme o papel.


a pinça tweezer


Depois de montada a base e a cúpula, fiz um tubo de papel que serviu como mastro central para prender as duas peças. Depois usei linha e miçangas para pendurar os cavalinhos saltadores (ver a montagem dos cavalos no post abaixo). Para eles, usei papel de 5 cm X 5 cm.

O primeiro modelo que fiz (mas que não ficou muito bem acabado) ficou menorzinho e mais colorido. Neste não usei linha, mas tubinhos de papel para fazer os mastros que prenderam os cavalinhos.

5 comentários:

RaquelC disse...

Adorei!
Esse com bailarinas e miçangas ficou demais!!
Bjs

DEUZAAA disse...

Ficou lindo Patricia.
delcilene

Patrícia C. disse...

Oi, Delcilene
tudo bom?

Que bom que você gostou!! Agradeço muito a dica que você deu lá no nosso grupo de origami - um super-super obrigada!

Um abração dobrado!

Leandro Augusto Pereira disse...

Oi, Patricia. Vim aqui agradecer e conhecer o seu blog, que está adicionado no meu também. Abraço, Leandro.

Patrícia C. disse...

Olá, Leandro!
Obrigada pela visita e pela referência no seu blog também. Gostei bastante do que vi e li na sua página, principalmente dos tigres, da girafa e do grifo.
Um abração