terça-feira, 22 de setembro de 2009

Advanced Origami - Michael LaFosse


Algumas edições de livros de origami são excepcionais. Advanced Origami - an artist's guide to performances in paper do Michael G. Lafosse é uma delas.

Adquiri o livro há alguns dias e tudo na edição é bem feito, bem cuidado, fazendo jus aos belos modelos que podemos aprender com ele. Capa dura, folhas em papel couché, diagramação, fotos, letras, tudo é agradável.

Comecei falando da beleza da edição para chegar ao seu também ótimo conteúdo. O livro não se limita apenas a apresentar os modelos e seus diagramas. Lafosse discorre sobre o origami como uma forma de arte, sobre como cria os seus modelos, incluindo instruções para que criemos nossos próprios papéis. Um capítulo é especialmente dedicado a isso - Making your own origami paper (Fazendo o seu próprio papel de origami).

É uma verdadeira festa para um origamista que quer avançar.

Cada modelo é apresentado com uma fotografia do origami e uma breve descrição do processo criativo que o originou. E, depois, são apresentadas as instruções, contendo inclusive sugestões de papéis a utilizar com suas medidas (em polegadas e centímetros - um cuidado que mostra a atenção do autor com o público a quem o livro se destina).

A única pena, para quem não conhece a língua, é que o texto está em inglês (acredito que ainda não haja tradução para o português), o que não impede, entretanto, que os modelos sejam confeccionados, se já houver familiaridade com a linguagem gráfica dos diagramas de origami.

Pretendo postar aqui no blog os modelos do livro que forem sendo dobrados.

Um modelo, em especial, conseguiu conjugar duas artes que me são muito queridas - o origami e a aquarela. Não vejo a hora de dobrar o Koi (uma espécie de carpa), feita pelo LaFosse em papel de aquarela e cujas manchas são feitas usando essa técnica. Realmente um trabalho artístico muito bonito.

Vale a pena, se tiver oportunidade, pelo menos folhear o livro em alguma livraria. A experiência é muito boa!


Contracapa de Advanced Origami,
Michael G. LaFosse

5 comentários:

Wilson Queiroz disse...

Oi!
Eu também possuo este livro!
Como vc disse ele é de altíssima qualidade tanto na questão de informação quanto de edição!
Eu também possuo outro livro do LaFosse que é o Japanese Paper Craft, que ensina a fazer folhas de washi entre outras coisas e com diagramas e técnicas bem diferentes!
Sempre na altíssima qualidade.

Patrícia C. disse...

Olá, Wilson!
tudo bom?

Gostei da dica do Japanese Paper Craft - vou procurar! Agora estou mesmo é com vontade de conseguir dobrar alguns origamis do livro. Por enquanto, só fiz o primeiro, o Cardeal (North American Cardinal), que devo postar em breve.

Obrigada pela visita - gostei bastante do seu blog!

Um forte abraço

Lucas Ramos disse...

Olá. Patrícia procurei no google gato com corpo modelos e apareceu uma foto de um gatinho que vc fez algum tempo atrás. Será que vc poderia me passar o passo a passo desse gato é que eu preciso para um trabalho da faculdade.
Abraço.

Patrícia C. disse...

Olá, Lucas
tudo bem?

O gato dobrado é o do Román Diaz e o diagrama está disponível no site do Origami Chile.
Dá uma olhada no post que falava do gatinho (em setembro/2008), lá tem o link direto para o site do diagrama, ok?

O endereço do post é este:

http://pamcarvalho.blogspot.com/2008/09/gatos-cats-origami.html

Qualquer outra dúvida, é só perguntar. Um abração.

Célia Costa disse...

Pam, maravilhoso esse livro ! Já fiz alguma coisa com origami,quando meu filho era menor, no fim acabamos deixando de lado, com suas postagens aqui fiquei com vontade de voltar a fazer, temos um livro aqui, o Dobraduras divertidas Origami, da Zulal Ayture Schelle, fizemos várias usando esse livro que tem ótimos passo a passo. Bjs !