quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Das preciosidades da grande rede (3) - Revista Ilustrar


Há algum tempo (diga-se desde o primeiro número), acompanho esta excelente Revista brasileira sobre ilustração editada pelo Ricardo Antunes.

Todas as edições podem ser baixadas gratuitamente no site da Revista Ilustrar. É uma preciosidade que precisa ser conhecida e divulgada. Posso dizer que já aprendi bastante e conheci muitos trabalhos instigantes e inspiradores através dela.

Dos números anteriores, para aguçar a curiosidade, destaco algumas matérias que me agradaram muito:

- na Revista 7 - na seção Internacional, há uma entrevista com o grande ilustrador argentino Carlos Nine. Lá ficamos sabendo um pouco sobre o processo criativo do artista e podemos ver algumas de suas lindas ilustrações. Nessa mesma edição, há também uma matéria sobre o Eugênio Colonnese, entre outras.

- na Revista 9 - na seção Memória, matéria e imagens de dar água nos olhos com o artista japonês Massao Okinaka, mestre na técnica do sumi-ê. Outra seção da revista que é muito boa é a Step-by-Step, na qual um artista é convidado para mostrar um pouco da sua técnica, dar uma aula rápida sobre algum tema. Na edição 9, a seção ficou a cargo do Hiro.

Nesse último número, edição 12, estrearam as colunas Nacional e Internacional, nas quais são convidados ilustradores para darem opiniões, destacarem ideias e conceitos. Na seção Nacional, o Renato Alarcão apresenta um ótimo texto sobre o Japonismo, a influência da arte japonesa nas artes ocidentais.

Ainda não conhece a revista? Ficou curioso? Então é só dar um pulinho ali no site da Revista Ilustrar!

Um comentário:

Célia Costa disse...

Olha só que coincidência, descobri há poucos dias esse site da Ilustrar e já baixei todas as revistas para ler,vou ler depois das festas...nessa época com casa cheia fica meio complicado ficar muito tempo no pc, kkkk !Gostei muito da proposta da revista. Bjs !