quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Có! - Gustavo Duarte


Começo contando como foi o caminho da Có! até aqui em casa.

Faz algum tempo já que eu conheço o Gustavo Duarte (embora ele não saiba - rs). Graças à boa e (nem tão) velha internet, frequentemente visito o blog dele - os desenhos e o humor do lugar são como aquelas casas de amigos para onde a gente sempre gosta de ir, para passar um tempo agradável e dar umas risadas gostosas.

Foi lá que fiquei sabendo que uma revista em quadrinhos viria ao mundo e que seria fácil adquiri-la ali mesmo no blog (ah, as coisas boas do mundo virtual). Que alegria quando recebi o exemplar aqui em casa e vi o cuidado e o capricho dessa publicação! Para quem gosta de receber coisas pelo correio como eu, o prazer já começou no envelope.




E tudo fica ainda melhor quando, virando a capa, a história começa - sem palavras, só desenhos.

Vemos o que parece ser um dia comum, noitinha, televisão ligada, um simpático senhor em sua sala, sentadão no sofá, numa casa tipicamente brasileira: na parede a flâmula do time do coração - o Noroeste de Bauru - e uma imagem de São José, protetor das famílias e dos trabalhadores. Um copinho, um golinho, mas... o que acontece depois... para o personagem principal nem tanto, mas para nós, leitores, que diversão!

Não, não vou contar, fiquem tranquilos - só posso dizer que o Gustavo consegue conduzir tão bem a história que não tem como não ficar apreensivo, surpreso, sorrir, e rir bastante também, até a última página!

Gosto muito de algumas soluções gráficas do autor, como umas curvas que ele usa para representar fumaça e que também aparecem nos cotovelos do personagem principal. A expressão corporal das galinhas está excelente, em especial daquela que aparece, ali pela página 24, em cima da geladeira. Nem preciso falar que já reli (revi) o quadrinho várias vezes.

Tudo muito bonito e interessante - um trabalho para fã de quadrinhos nenhum botar defeito!

Pelo trabalho, pelo bom gosto, humor, pelo capricho e pelo carinho, para o Gustavo um enorme parabéns e um grande beijo também!
(Já estou esperando a Có! n. 2)




Mais alguns dados da obra:
Autor: Gustavo Duarte - http://www.gustavoduarte.com.br/
Edição: 07/2009, Bauru, São Paulo, Brasil - 34p.

2 comentários:

Unknown disse...

Patrícia.
Muito grato pelas palavras e pelo carinho.
Fiquei muito contente em saber que gostou.
Mais ainda em saber que sempre visita o blog.
É uma honra.
Mais uma vez muito obrigado e um grande beijo.

gustavo duarte.

Patrícia C. disse...

Olá, Gustavo!

Seu trabalho merece muito ser divulgado, ser lido, visto e admirado - gostei muito mesmo da Có. Outras pessoas conhecidas já viram a revista também e fazemos coro: Queremos mais!

Obrigada pela visita!

Um beijão