segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Estela - Fada da floresta - Marie-Louise Gay


Mais um livro infantil daqueles especiais - gostoso de ver, de pegar, de cheirar, de ler...

Vamos desde o comecinho passeando com o pequeno Marcos e sua irmã Estela de cabelos vermelhos e revoltos. Ah, e não vamos esquecer o simpático cachorrinho que os acompanha o tempo todo.

Podemos ficar pensando, no comecinho da estória, que Estela, a mais velha, vá mostrar tudo, explicando, para o irmãozinho... Mas o bate-papo dos dois é bem mais interessante - é um bate-papo cheio de iluminações, de ambos os lados. Quer um exemplo?


"[...] - Aquilo é uma borboleta, Marcos - explicou Estela.
- As borboletas comem mel? - ele perguntou.
- Só as amarelas - respondeu Estela.
- Então as borboletas azuis comem pedacinhos do céu - concluiu Marcos.
- Como você sabe? - Estela perguntou." (p. 10-11)

Mas só as palavras e apenas uma citação não vão conseguir mostrar toda a graça dessa estória. Essenciais são também as imagens - as singelas ilustrações da canadense Marie-Louise: tudo bastante delicado, simples e bonito. Daquela simplicidade que sabemos ter sido bem planejada, bem gestada. Gostei de tudo, mas em especial das que estão nas páginas 14 e 15, 20 e 21 - que cores, que leveza... que sensação de ser criança de novo. Um passeio de descobertas!

Terminei o livrinho com a sensação de também querer ficar ali na floresta para sempre, mas ao mesmo tempo de sair correndo para comentar o que vi ali e também do que descobri na internet : uma entrevista com a autora na qual ela conta sobre seus personagens, sobre suas estórias e sobre como ela monta as suas ilustrações. Vale muito a pena conferir a própria autora contando sobre o seu trabalho.

Aqui a segunda parte - que trata da produção das obras. A primeira parte da entrevista pode ser conferida no link abaixo:



A primeira parte desta entrevista de Janice Barcellos e Claudia Erthal pode ser vista aqui.

Ah! e uma outra vontade grande - mostrar esse livrinho para a primeira criança que encontrar!

Mais alguns dados da obra:

Título original: Stella, fairy of the forest
Texto e ilustração: Marie-Louise Gay
Tradução: Gilda de Aquino
São Paulo: Brinque-book, 2006, 32p.
Publicação original: Canadá, 2002.

Nenhum comentário: