sexta-feira, 9 de julho de 2010

Raposa (Origami - Fox / Vixen)



Mais um origami instigante criado pelo Román Díaz. Cada vez mais me impressiono com as criações do Román - para aqueles que, como eu, apenas dobram, é um prazer imenso ver o resultado no final.

Este modelo está no excelente livro Origami Essence, nas páginas 52-58 e é classificado pelo autor como de nível 3. Considero um modelo de nível intermediário, já com um certo grau de complexidade, mas os diagramas do livro estão muito claros e, portanto, para quem já tem algum conhecimento (é preciso saber as dobras open-sink e closed-sink), é possível dobrar calmamente. Ao todo são 79 passos do início ao fim das dobras.

Dobrei esta peça com papel sanduíche (feito com papel alumínio, papel de seda branco e vermelho) de 28 cm X 28 cm. A raposinha ficou com 10 cm de altura por 14 de largura.

As raposas sempre têm um ar especial para mim. E, ao dobrar esse modelo, não pude deixar de lembrar do Zé Perri*:

"- Criar laços?
- Exatamente, disse a raposa. Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil outros garotos. E eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro. Serás para mim único no mundo. E eu serei para ti única no mundo...
- Começo a compreender, disse o principezinho. [...]"

(Antoine de Saint-Exupéry, O Pequeno Príncipe, Livraria Agir Editora, 1977, p. 68-69)



* Nota: Zé Perri é o apelido carinhoso pelo qual o Antoine de Saint-Exupéry é conhecido na região sul do Brasil. Para saber um pouquinho mais sobre essa história, clique aqui.

Um comentário:

Leca disse...

Patricia...
eu adoro origami...
e sou apaixonada pelo Pequeno...
Grande Príncipe...
beijos
Leca