quarta-feira, 7 de maio de 2008

Magic Ball – Origami


Tudo o que envolve papel, lápis, tintas, gizes, cores, texturas me fascina demais. Minhas experiências com o origami passaram por várias fases e agora gosto bastante de desafios – encontrar aqueles diagramas bem complexos ou bem trabalhosos para tentar fazer. Foi o caso da Magic Ball. Através de um tópico na comunidade A arte do origami do Orkut (uma excelente comunidade onde todos estão sempre dispostos a trocar experiências e fornecer informações), tomei conhecimento desse origami (veja esta imagem do Youtube).

É um origami trabalhoso que envolve algum conhecimento sobre as dobras conhecidas como tesselations (o Eric Gjerde tem um site repleto de informações e exemplos dessa técnica). Cheguei ao resultado que pode ser visto nas fotos na terceira tentativa, usando um papel não muito fino e medindo 20X40cm. Deu um trabalhinho de algumas horas para finalizar – alguns passos das dobras:














O aspecto das dobras antes de fechar (frente)
.
.
.
(e verso)















Fechada
.

.
.
.
.
.
e começando a mudar de forma
(ao fechar, apertando as extremidades,
o resultado é o que aparece
na primeira foto deste post)

.

.

.

E para quem quiser se aventurar, vou deixar aqui as referências pesquisadas que me ajudaram a montar o modelo (agradecimentos a todos os origamistas que se dispõem sempre a deixar sua ajuda em fóruns, sites, blogs etc.):

1) visão geral da
Magic Ball
2) diagrama da Magic Ball
3) dicas para a composição do modelo
4) dicas para a montagem final do modelo .

Mais uma dica - no início do modelo, quando ainda estamos preparando o papel, prefiro marcar as linhas montanha e vale, e depois inverter, marcando-as novamente (onde estava montanha, fazer vale, e vice-versa - dá mais trabalho, mas achei mais fácil para manipular o papel depois).

2 comentários:

Suellen C.R.Almeida disse...

eu precisava construi uma magic ball,, to com mta dificuldade para fazer as dobras... tem como me ajudar

Patrícia C. disse...

Olá, Suellen
tudo bom?

Mande um e-mail para mim (pmcarvalho04@gmail.com), e indique qual é a sua dúvida.

Espero poder ajudar!
Forte abraço

Patrícia C.