sexta-feira, 25 de julho de 2008

Kusudama Shooting Star (Origami)



O kusudama acima é o Shooting Star (Meteoro) do Makoto Yamaguchi. O diagrama está no belo livro Kusudama - Ball Origami, que tem vários modelos interessantes (o livro tem algumas páginas disponíveis que podem ser folheadas no site da Amazon).

Os kusudamas eram usados, no Japão, como uma espécie de sachê. Dentro deles eram colocadas ervas aromáticas para perfumar os ambientes. Mais tarde, preenchidos com ervas medicinais, eram pendurados próximos a pessoas doentes para afugentar as doenças (kusu = remédio, dama = bola).

É um tipo de origami modular, ou seja, é preciso dobrar vários módulos que, encaixados, formarão o kusudama.

Para o Shooting Star, é preciso dobrar 24 peças iguais.


Estas peças são encaixadas formando um módulo central que depois é fechado com um conjunto de 4 peças encaixadas em cima e 4 peças em baixo.


Para alguns modelos, como este, a escolha do papel é parte importante no processo. Yamaguchi recomenda utilizar cola para fixar o modelo, o que acredito ser necessário principalmente se estiver trabalhando com papel mais fino.
Procuro evitar o uso da cola, pois sempre me atrapalho com ela. Neste caso, utilizei um papel de gramatura mais encorpada (um papel mais grosso que geralmente é utilizado para scrapbooking), e consegui encaixar as peças e fechar o módulo sem usar cola. Utilizei a cola apenas em alguns pontos depois do módulo montado (uma dica: uma cola boa é a especial para scrapbook, acid free / ph neutro).

Cortei um papel de 30cm X 30 cm, dividindo-o em partes de 5cm X 5 cm (tamanho do papel para cada peça). Neste caso, ajudou bastante a ferramenta abaixo que também costuma ser utilizada pelos praticantes do scrapbooking (a base plástica contendo dimensões e o estilete são precisos - é uma ferramenta cara, mas o investimento é bastante compensador).





Mais uma vez,
um origami, um kusudama,
um momento de reflexão e paz.



4 comentários:

Camila disse...

Para você ver a extensão da minha ignorância: sabe que eu nunca tinha pensado que um origami pode (e, freqüentemente, deve!) ser feito de várias folhas de papel separadas?!? Acho que eu pensava segundo o modelo "bonequinhos de bexiga"... Que tosca eu, não? Bem o contrário, aliás, do seu kusudama! Bonito demais. Beijos e até amanhã!

Patrícia C. disse...

Oi, Cami!
Que bom que você gostou deste kusudama. O mundo do origami tem muitas variações - você precisa ver os tesselations! Em breve, postarei um desse tipo.
Um beijão e até amanhã!

RaquelC disse...

Adorei! Vou querer um para o meu "ateliê"...rs
Bjs

Patrícia C. disse...

Oi, Quel!

Pode escolher a cor! ;)
Aproveita para escolher o papel hoje!! :D

Beijão