segunda-feira, 2 de março de 2009

Margaret Mee na Pinacoteca


No último sábado, calor extremo em São Paulo, nada como refrescar a mente indo à Pinacoteca do Estado para apreciar as aquarelas da inglesa Margaret Mee (1909-1988).

Logo ao entrarmos na sala da exposição, deparamo-nos com uma foto da artista pintando uma de suas célebres aquarelas. Na parede ao lado, emoldurada, a mesma obra finalizada em toda sua beleza - as flores com a floresta ao fundo.

Um reflexo captado antes de entrar na sala de exposição


Ali também, na parede, uma biografia resumida da vida dessa inglesa que, fascinada pela flora brasileira, registrou importantes espécies de flores e plantas do Amazonas, Mato Grosso, da Mata Atlântica, da caatinga.

O que salta aos olhos, no entanto, é que a artista vai além do registro - os quadros são belos, delicados - podemos ficar muito tempo apreciando cada raminho, cada detalhe das flores e folhas... observar as cores...

O gostoso é poder apreciar de pertinho cada pintura (as aquarelas estão protegidas em suas molduras envidraçadas que permitem que nos aproximemos de cada quadro), observar os detalhes das pinceladas, as manchas formadas para compor as pedras, os troncos em que se apóiam as flores - orquídeas, bromélias.

Também interessantíssimos alguns dos esboços da artista que ali estão - permitem investigar as soluções encontradas - do percurso do desenho, da escolha das cores até o resultado final.

A exposição conta ainda com um vídeo que apresenta uma entrevista feita com essa cativante dama inglesa. Confesso que me emocionei... uma pessoa que passa uma sensação de delicadeza aliada à força que realmente encantam, batalhadora que foi, defensora da preservação de nossas florestas.

Para atiçar a curiosidade, visitem o post do ilustrador Hiro sobre a artista, clicando aqui, e vejam também algumas amostras do trabalho de Margaret em vídeo encontrado no youtube (abaixo):





No Brasil, a instituição responsável pela preservação do legado da artista é a Fundação Botânica Margaret Mee.



Para quem gosta de aquarelas, ilustração botânica, arte, de se emocionar com o belo, aproveite para visitar a exposição que só fica na Pinacoteca de São Paulo até o dia 15 de março. Aos sábados a visita é gratuita.
Na internet, um pequeno vídeo mostra Margaret Mee pintando a flor da lua na floresta - disponível em Margaret Mee and the moonflower.

Um comentário:

RaquelC disse...

Adorei o post e a exposição!! Realmente vale muito a pena conferir!!