terça-feira, 28 de abril de 2009

Vidas Secas - mostra de originais no Instituto de Estudos Brasileiros


O IEB - Instituto de Estudos Brasileiros fica numa ruazinha meio escondida, toda arborizada, no campus da Universidade de São Paulo (Cidade Universitária) e, no momento, está com uma exposição bastante interessante intitulada O círculo e as linhas tortas: Vidas Secas de Graciliano Ramos.

A mostra está bem organizada em uma sala bastante agradável, mas não se trata daquelas exposições que, às vezes, pecam pela quantidade de coisas a ver e para as quais mal temos tempo de dar a devida atenção. Esta exposição prima pela qualidade, não pela quantidade: conta com uma breve biografia em uma das paredes, com fotos do autor em outras, algumas ilustrações de Aldemir Martins para a obra, e com o que mais chama a atenção - originais de Vidas Secas.

Os manuscritos de 1937 encontram-se em caixas de vidro que permitem a aproximação e a observação demorada de cada página. Diferente de outros autores, a escrita de Graciliano é bastante legível e, observando os originais, podemos acompanhar algumas das escolhas feitas pelo autor, verificar palavras que foram substituídas, notar que trechos inteiros foram excluídos.

Vidas Secas possui a qualidade de conjugar forma e conteúdo de maneira primorosa - tão árida quanto a sua temática, é enxuto o seu texto. Verificando os originais, podemos vislumbrar um pouco do processo de escrita desse autor que, como ele mesmo aponta em Auto-retrato: "[...] Refaz seus romances várias vezes. [...]"

Para quem, como eu, é apaixonada(o) por literatura, vale uma visita à exposição!

A mostra fica no IEB até o dia 30 de junho de 2009.
Para mais informações sobre localização e horários, o site do Instituto é http://www.ieb.usp.br/
E mais sobre Graciliano Ramos em seu site oficial: http://www.graciliano.com.br/

Nenhum comentário: