segunda-feira, 22 de junho de 2009

Das preciosidades da grande rede (2) - Brasiliana USP


Mais uma raridade disponível na grande rede mundial. Trata-se da Brasiliana USP.

Um projeto muito bonito, fruto da parceria de José Mindlin e sua esposa Guita com a Universidade de São Paulo, que está tornando possível o acesso a livros raríssimos. Mindlin e Guita doaram para a USP a biblioteca brasiliana que construíram ao longo da vida.



Para quem ainda não conhecia esse ilustre bibliófilo, ele tem um livro muito, muito interessante publicado pela Companhia das Letras, que já li há algum tempo e que se chama Uma vida entre livros. Nele, Mindlin conta como conseguiu vários de seus livros, fala de sua paixão de leitor e de colecionador. Essa edição conta, ainda, com belas ilustrações.

Saber que há uma equipe empenhada em oferecer uma material de qualidade aos internautas, também nos deixa bastante satisfeitos - um pouco pode ser visto em vídeo da Brasiliana Digital:



Os trabalhos ainda estão no começo, mas fiquei muito feliz ao poder ver as páginas da edição do livro de Hans Staden de 1557, principalmente para conhecer as ilustrações da época. Para quem é ou foi estudante de Letras, para quem é apaixonado por livros, para quem ama a leitura, saber que teremos acesso às raridades pela internet e também poder, quem sabe, ver os originais no prédio que está sendo construído no campus da Cidade Universitária em São Paulo é fascinante.

E alegria maior: saber que muita coisa boa mais ainda está por vir!

Um comentário:

RaquelC disse...

Oi Pá,
fiz o post sobre a Mega Artesanal...rs...dá uma olhadinha lá!
Bjinhos