terça-feira, 4 de agosto de 2009

Fábulas - Liev Tolstói


Esta edição das Fábulas contadas por Tolstói é uma excelente adaptação para o público infanto-juvenil e, como tudo que é feito com cuidado, encanta a todos.

Além de o texto, traduzido diretamente do russo, ser claro, simples e gostoso de ler, as maravilhosas aquarelas do Cárcamo tornam esse pequeno volume indispensável.

Mais uma vez fiz a experiência de ler o livro com uma criança ao meu lado. Minha sobrinha (leitora mirim de 8 anos) e eu brincamos de ler em voz alta, alternando o narrador e os diálogos, comentando sempre as imagens.

O interessante é que ela já tinha lido, na escola, algumas adaptações de fábulas de La Fontaine e conseguiu identificar o gênero e também alguns pontos de contato entre as histórias. As favoritas dela foram O leão e o rato; A cadela e o reflexo (adoramos a cena da água); e O mosquito e o leão.

A minha favorita foi A oliveira e o capim, por tratar singelamente da importância da flexibilidade em nossas vidas; do valor de saber, quando necessário, calar e aguardar. O mais bonito ainda, nessa fábula, é ser contada em apenas duas páginas, belas aquarelas, manchas que a gente olha e olha, flexíveis como a fábula.

Um livro que a gente nunca se cansa de ler e apreciar.


Mais informações sobre a obra:

Autor: Liev Tolstói (1828-1910)
Seleção, adaptação e tradução do russo: Tatiana e Ana Sofia Mariz

Ilustrações: Cárcamo (Se você ainda não o conhece, não deixe de visitar o site e o blog desse excepcional mestre das aquarelas).

Edição: Companhia das Letrinhas, São Paulo, 2009, 45p.

3 comentários:

Ψ ﺴ Ρяϊη¢єىå ﺴ Gµєяяєϊяå ﺴ Ψ disse...

Olá Patrícia, Boa tarde!
Muito Obrigada pelas palavras de acolhimento no grupo do Norberto :)
Já adicionei no meu blog e Parabéns, pois tens trabalhos fantásticos (uma paixão especial pelas aguarelas, adorei)
Continuação de boa semana!
Beijinhos,
Manuela

Patrícia C. disse...

Olá, Manuela,
tudo bom?
Você vai gostar do grupo de origami, tenho aprendido bastante mesmo com o pessoal.
Fico bastante feliz que vc tenha gostado do blog. E é verdade: junto com o origami, a aquarela é uma das minhas grandes paixões(estou aprendendo a pintar... ainda nos primeiros passos).
O Artes de Fada já foi adicionado aqui no blogroll da casa!
Obrigada pela visita e uma excelente semana!
Um abração dobrado

RaquelC disse...

Oiê!
Tem um selo pra vc lá no meu bloguinho!!
Bjinhos