domingo, 28 de fevereiro de 2010

Aquarela (Estudos - 6)

O estudo abaixo, baseado em textos de literatura infantil, foi bastante especial para mim.




Aquarelas sobre papel fabriano grana fina



Primeiro, porque gosto demais de literatura infanto-juvenil e ilustrações. Depois, porque foi um estudo de ilustração no qual apliquei o que aprendi até agora para criar desenhos e composições de cores com características próprias. Ler um texto, imaginar o desenho, as cores, e passá-las para o papel é uma experiência impressionante e o que venho buscando há algum tempo.

As aulas e a ajuda do Bruno, nosso professor de ilustração lá na Quanta, foram essenciais e, por isso, fica aqui também meu agradecimento especial.


Claro que, para criar os animais das ilustrações, precisei estudar bastante e usar várias referências fotográficas. No caso do passarinho (ainda não ficou tão bom quanto eu gostaria - rs), por exemplo, além das fotos, foi muito útil o livro do Preston Blair chamado Cartoon Animation.

Bom... ainda preciso estudar muito sobre contrastes, luz e sombra, composição, etc. etc., mas já fiquei bastante feliz com esse resultado!


Estudo de pássaros - lápis



Estudos de pássaros - grafite azul e caneta nanquim
baseado no livro Cartoon Animation - Preston Blair


Um comentário:

Célia Costa disse...

Que lindas ilustrações Patricia ! Adoro também ilustrações infantis, me perco lá no Flickr vendo ilustrações infantis vintage, um show !
Beijos e parabéns !