Baseado em um conto de Tolstoi, Jon J. Muth elabora um precioso material em que o texto, adaptado para um público mais jovem, em belo diálogo com suas impressionantes aquarelas, leva-nos a uma profunda reflexão.
Enquanto, no conto de Tolstoi, o personagem principal é um soberano preocupado com três questões que o intrigam, sem que ninguém consiga lhe fornecer respostas satisfatórias, até que ele parta em busca delas, no livro de J. Muth, é o garoto Nikolai quem faz a si mesmo as três importantes perguntas:
"Qual é o melhor momento para fazer as coisas?
Quem é mais importante?
Qual é a coisa certa a ser feita?" (p. 6)
Nikolai conta com a ajuda de seus amigos Sônia, a garça; Gogol, o macaco; e Pushkin, o cachorro, que, apesar de tentarem, também não conseguem fornecer respostas que tranquilizem o coração do garoto. Como conseguir prosseguir vivendo enquanto essas três perguntas engolfam seu espírito? As respostas, o próprio Nikolai vai descobrir ao partir em jornada para encontrar uma sábia tartaruga que vive nas montanhas.
Jon J. Muth - ilustração em aquarela
As três perguntas - p. 23
Trata-se, sem dúvida, de uma bela adaptação que realmente nos encanta e nos faz pensar.
Para conhecer mais algumas aquarelas desse artista de Ohio, vale acessar a página dele, clicando aqui.
A edição brasileira do livro (primeira foto) é da Martins Fontes e está bem cuidada – papel couché e boa apresentação das cores das ilustrações. O livro americano, editado pela Scholastic Press, conta com uma bela capa dura (ver abaixo) e com uma folha de proteção semelhante à capa que foi adotada para a edição brasileira.
Mais detalhes da obra:
Autor e ilustrador: Jon J. Muth
Título original: The three questions
Tradução: Monica Stahel
Martins Fontes, 2004 (3a. tiragem 2008), 32 p.
Edição americana:
Scholastic Press, 1a. publicação em 2002.
2 comentários:
enviar*
Olá, Roberto! tudo bem?
Obrigada por adicionar o meu endereço lá no seu blogroll!!
Aliás, o seu blog é muito bacana!
Abração
Postar um comentário