terça-feira, 30 de setembro de 2008

Estrelinhas (Little Stars - Origami)



As estrelinhas de origami são feitas com tiras de papel, que podem variar de tamanho. Para estrelinhas de 1 cm X 1 cm, como as que aparecem na foto acima, utilizei tiras de papel de 0,75 cm de largura X 15 cm de comprimento.

As tiras também são vendidas, já na medida e papel adequado, em papelarias que tenham material para origami como a Gana Presentes . Usei as que se chamam Pastel Star (Jong Ie Nara).

A dobra da estrelinha não é muito complexa, mas exige alguns cuidados. Fiz uma adaptação para o português das instruções que vieram com as tiras Pastel Star (que estavam em japonês/inglês) - espero que este diagrama ajude a dobrar (para visualizá-lo, clique aqui).


A dificuldade nas primeiras tentativas é apenas momentânea, só até pegarmos o jeito de como iniciar a dobra e depois lembrar que não se pode simplesmente enrolar o papel. As voltas do papel não podem passar exatamente no mesmo lugar que a dobra anterior, devem acompanhar as laterais para manter sempre o formato do pentágono. Também não se deve firmar demais as marcas (não se deve passar a unha para vincar o papel), pois isto dificultará o momento de deixar a estrela fofinha. Um vídeo que ajuda bastante a entender a dobra é o do Rafael Beraldo:




É interessante como, depois de umas cinco estrelinhas, esse modelo se tornou uma verdadeira febre! Já enchi três vidros diferentes - que acabaram se tornando opções interessantes de presente para os amigos.



8 comentários:

Juliana disse...

Oi PAty
Faz tempo que quero encher um vidro de estrelinhas.
Vamos ver se com suas dicas em consigo.
bjs
Ju

Patrícia C. disse...

Oi, Ju!
Tudo bem?

Se você tiver alguma dúvida, é só me perguntar - essas estrelinhas são uma delícia de dobradura.

Um beijão!

Yeti disse...

Olá! :]

Estou querendo dar um vidro com mil estrelinhas para uma amiga... mas o problema é o seguinte: conseguir as tirinhas.

Vi que você postou um site que vende neste post, mas lá só vende as tirinhas junto com os vidros e tudo mais... você saberia de algum outro site que venda as tirinhas separadas ou alguma maneira de eu mesmo fazer elas?

Grato, e, estou adorando o blog :]

Patrícia C. disse...

Olá, Marcos
tudo bom?

Não sei como é a venda da loja pela internet, mas, se você estiver em São Paulo e for até lá, eles vendem o tubo com as 1.000 tirinhas, sem precisar comprar os vidros. Está por volta de R$ 18,00.

Acredito que é possível também cortar as tiras com 15cm de comprimento por 0,8cm ou de 17cm X 1cm. Se tiver uma boa guilhotina, também facilita.

Fico contente que você tenha gostado do blog! Espero ter ajudado e, se precisar de mais alguma dica, é só perguntar.

Um abração

Marlene disse...

Opa, cheguei ao seu blog puramente por acaso - estava procurando site brazuca que vendesse os papéis de dobradura da marca Jong Ie Nara pois sou apaixonada pelos papéis desta marca e vi este post sobre as estrelinhas.

Com toda a certeza estas estrelinhas viciam! Devo ter feito por volta de três mil estrelinhas ou mais e já usei quase todos os papés JIN. Já fez os ovos de tsuru e os barquinhos? Também são muito gostosos de fazer. Qualquer dia eu tento compras papéis japoneses pra sentir a diferença... Mas por enquanto essa marca coreana é a minha primeira opção, os papéis são lindos!

Um abraço! ^^

Patrícia C. disse...

Olá, Arashi
tudo bom?

Nem me fale desse vício! rs
No momento estou dobrando umas estrelas maiores com um papel que tem alguns brilhos e pretendo postar em breve aqui no blog.

Já fiz barquinhos, balõezinhos e agora estou também aprendendo a dobrar uma tartaruguinha para colocar nos vidros.

Costumo comprar os papéis na Gana Presentes aqui em São Paulo. Eles têm uma variedade bastante boa de papéis, vale conferir.

Puxa, fiquei curiosa com os ovos de tsuru - esses eu ainda não conheço - vou correndo pesquisar.

Obrigada pela dica e um forte abraço!

anonimo disse...

Olá, gostaria de saber que tipo de papel é usado para fazer a estrela, pq deu pra perceber em minhas frustradas tentativas que nao pode ser papel comum. Qual o nome do papel correto e em que tipos de lojas eu posso encontra-los?
Muito obrigada.

Patrícia C. disse...

Olá, tudo bem?

Existe um papel cortado em tiras, mais macio, que é vendido em tubos da marca Jong Ie Nara e que você pode encontrar na Gana Presentes, uma loja aqui de São Paulo. Eles vendem também pela internet - veja o site: http://www.ganapresentes.com.br/ - No menu lateral, clique no item Estrelinhas.

Espero ter ajudado - boas dobras!