Este modelo do Meenakshi Mukhopadhyay é feito com 72 peças que se encaixam. Utilizei papéis de 7,5 x 7,5cm - 9 cores diferentes (ou seja, 8 peças de cada cor).
Para conseguir fazê-lo, utilizei as orientações que constam na página de origami do Fernando Nascimento.
Para conseguir fazê-lo, utilizei as orientações que constam na página de origami do Fernando Nascimento.
Os passos que constam no site estão bem explicados, contudo um ponto de dificuldade foi conseguir entender a montagem da 5a. volta (ronda), por isso, abaixo, inseri um pequeno passo-a-passo dessa etapa (um modo que encontrei para conseguir concluir o modelo):
A 5a. ronda:
1) Para conseguir montar a 5a. ronda, na qual utilizamos a nona cor (no meu exemplo é o azul escuro), trabalhei a 6a. ronda (no exemplo abaixo, a peça rosa) em conjunto com ela.
Encaixei essa peça azul escura em uma que já existia da ronda anterior (a peça preta) e também a encaixei na da 6a. ronda (a peça rosa), formando um encaixe de 5 peças.
Foto 1 - 4a. ronda / Foto 2 - peça rosa (6a. ronda) e peça azul (5a.ronda)
Foto 3 - peça rosa encaixada / Foto 4 - peça azul encaixada na preta da 3a. ronda e encaixada também na peça rosa da 6a. ronda (encaixe de 5 peças)
2) Para encaixar a próxima peça azul da 5a. ronda, acoplei-a à peça rosa (da 6a. ronda e que tínhamos encaixado anteriormente). Esta peça azul foi também encaixada na peça roxa que já existia, formando, então, o encaixe de 3 peças.
Fotos 5 e 6- peça azul encaixa do outro lado da peça rosa
Foto 7 - peça azul encaixa na peça roxa (encaixe de 3 peças) /
Foto 8 - aparência da 5a. e 6a. rondas depois de encaixadas as peças
3) Então é só pegar mais uma peça da 6a. ronda e encaixar (no meu caso, teria de encaixar na peça amarela e na azul escura que já estão lá), formando outro conjunto de 5 peças e assim sucessivamente. O final dessas duas rondas, fica com a aparência da última foto acima.
Conseguir encaixar todas as 72 peças e ver o modelo pronto é muito gratificante. Algumas crianças que viram a peça gostaram muito dela e até a rebatizaram: o Planar acabou virando o Porco Espinho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário