


Estudos com guache sobre papel fabriano satinado, baseado na capa do CD Animals do Pink Floyd.
A ideia do estudo era experimentar a troca de cores usando o triângulo de Goethe e foi proposta nas aulas da Quanta. A primeira tentativa está próxima das cores originais. Na segunda, foi trocada a chave de cores. É impressionante como a atmosfera da pintura fica diferente.
Algumas etapas da montagem - 1) flores / 2) encaixe inicial
Bom, para fazer este modelo, pode ser seguido o passo a passo que está disponível no Youtube e que anexo abaixo. Ajudou bastante, principalmente no uso da cola em bastão, que torna a vida da gente muito mais fácil.
Fica aqui o meu agradecimento para o Luís e para a pessoa que montou o vídeo do Youtube.
E, para quem for tentar fazer a Revealed Flower, boas dobras!"[...] - Aquilo é uma borboleta, Marcos - explicou Estela.
- As borboletas comem mel? - ele perguntou.
- Só as amarelas - respondeu Estela.
- Então as borboletas azuis comem pedacinhos do céu - concluiu Marcos.
- Como você sabe? - Estela perguntou." (p. 10-11)
A primeira parte desta entrevista de Janice Barcellos e Claudia Erthal pode ser vista aqui.
Ah! e uma outra vontade grande - mostrar esse livrinho para a primeira criança que encontrar!
Mais alguns dados da obra:
Título original: Stella, fairy of the forest
Texto e ilustração: Marie-Louise Gay
Tradução: Gilda de Aquino
São Paulo: Brinque-book, 2006, 32p.
Publicação original: Canadá, 2002.
Algumas edições de livros de origami são excepcionais. Advanced Origami - an artist's guide to performances in paper do Michael G. Lafosse é uma delas.
Adquiri o livro há alguns dias e tudo na edição é bem feito, bem cuidado, fazendo jus aos belos modelos que podemos aprender com ele. Capa dura, folhas em papel couché, diagramação, fotos, letras, tudo é agradável.
Comecei falando da beleza da edição para chegar ao seu também ótimo conteúdo. O livro não se limita apenas a apresentar os modelos e seus diagramas. Lafosse discorre sobre o origami como uma forma de arte, sobre como cria os seus modelos, incluindo instruções para que criemos nossos próprios papéis. Um capítulo é especialmente dedicado a isso - Making your own origami paper (Fazendo o seu próprio papel de origami).
"Segunda vez, nesse momento,
Sorriu-me o triste pensamento;
Vou sentar-me defronte ao Corvo magro e rudo;
E mergulhando no veludo
Da poltrona que eu mesmo ali trouxera
Achar procuro a lúgubre quimera.
A alma, o sentido, o pávido segredo
Daquelas sílabas fatais,
Entender o que quis dizer a ave do medo
Grasnando a frase: 'Nunca mais'."
(O Corvo, Edgar Allan Poe, tradução de Machado de Assis)
"Para a muito estranha embora muito familiar narrativa que estou a escrever, não espero nem solicito crédito. Louco, em verdade, seria eu para esperá-lo, num caso em que meus próprios sentidos rejeitam seu próprio testemunho. Contudo, louco não sou e com toda a certeza não estou sonhando. Mas amanhã morrerei e hoje quero aliviar minha alma. Meu imediato propósito é apresentar ao mundo, plena e sucintamente e sem comentário, uma série de simples acontecimentos domésticos. Pelas suas conseqüências, estes acontecimentos me aterrorizaram, me torturaram e me aniquilaram. [...]" (O Gato Preto, in: Allan Poe - poesia e prosa. Rio de Janeiro: Ediouro, [19??]. p. 245)
Esta edição das Fábulas contadas por Tolstói é uma excelente adaptação para o público infanto-juvenil e, como tudo que é feito com cuidado, encanta a todos.
Para enfeitar, coloquei um detalhe em cada peça da cúpula, usando "bailarinas" (ou "pernas de moça") vermelhas e brancas.
a pinça tweezer
Depois de montada a base e a cúpula, fiz um tubo de papel que serviu como mastro central para prender as duas peças. Depois usei linha e miçangas para pendurar os cavalinhos saltadores (ver a montagem dos cavalos no post abaixo). Para eles, usei papel de 5 cm X 5 cm.
Terceira parte: a montagem
Centro Cultural Banco do Brasil - São Paulo
um olhar para cima