segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Masp - Exposições (janeiro / 2009)



Além das telas do Portinari (ver post acima), o Museu tinha outras mostras interessantes:

1) China - Construção e Desconstrução

Esta mostra apresenta obras de artistas contemporâneos chineses que vão de fotografias e quadros a instalações. Chamaram-me a atenção as telas de Xiong Yu, em especial a denominada Falcoeiro (pelas cores e expressividade dos olhos e distorções da anatomia); e as de Chen Bo.


2) Mostra Temática - série MASP 60 anos

Minha última visita ao acervo do Museu tinha sido em 2007, quando a mostra ainda estava organizada por períodos da história da arte. A nova organização ficou bastante interessante, principalmente para quem já tinha visto o acervo na estrutura anterior. Disposto no segundo andar do prédio, está assim distribuído agora:

- A arte do mito (esculturas, pinturas e objetos com temas ligados à mitologia) ;
- Olhar e ser visto (retratos e auto-retratos - ver mais aqui);
- Virtude e aparência - a caminho do moderno (mais informações aqui); e

- A natureza das coisas

Demorei mais tempo nessa parte da exposição - a disposição das naturezas-mortas, paisagens, marinas, próximas umas das outras, permitem perceber as mudanças de estilos, comparar as características dos artistas.

Em um dos corredores, há duas pinturas a óleo de Van Gogh - Passeio ao crepúsculo (1889-1890, 54 X 45,5cm) e O banco de pedra no asilo de Saint-Rémy (1889, 41 X 48 cm) - pintadas durante o período em que ficou internado em uma clínica. A expressividade dessas telas é surpreendente, completamente diferente de observarmos suas reproduções, aliás as reproduções são, como diz um amigo, como "passar leite no bigode do gato" - só dão mais vontade de ver os originais. As telas de Van Gogh impressionam pelas cores e pelas pinceladas, que parecem fazer com que as imagens ganhem movimento.

As dimensões, as cores, as texturas - tanto a ser visto, tanto a perceber sobre os caminhos que cada artista escolhe.

Um detalhe para quem for ao Museu: no final da visita, não esqueça de passar na livraria/loja que fica no subsolo, para pegar os panfletos das exposições A arte do mito e China Construção e Desconstrução.


Nenhum comentário: