terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O mistério de Picasso (Le mystère Picasso) - Henri Clouzot


Um assunto, uma hora ou outra, acaba se ligando a outros... Desta vez, a ligação foi rápida e se deu quando um belo presente chegou às minhas mãos, logo depois de ter visitado a exposição Portinari no Masp - o DVD do filme O mistério de Picasso, dirigido por Henri Clouzot, com fotografia de Claude Renoir.

Trata-se de um documentário primoroso feito com Picasso em 1955. No filme, vemos o pintor em plena ação. Enquanto um artista cria seus desenhos e pinturas (em uma tela especial), outro artista registra o que se vai passando.

É muito interessante observar o processo de criação das telas - o pintor algumas vezes inicia com traços mais próximos do realismo e vai desconstruindo tudo, buscando novas soluções, entre traços, cores que nos surpreendem - se apagando, se sobrepondo (um exemplo aqui). É curiosa a sensação de, por vezes, acharmos que o artista deveria ter parado em determinado ponto (pensando que, parando por ali, já teríamos uma bela tela). Mas não - ele continua, experimenta, busca caminhos que fogem do padrão. Em alguns momentos, revela mesmo que não está gostando de alguns resultados.

Podemos acompanhar a criação de 20 telas que, pelo contrato firmado, foram destruídas assim que o filme foi concluído.

Para quem gosta de cinema e artes plásticas, este DVD é uma conjugação magnífica.

Ficha técnica do DVD:
Título Original: Le mystère Picasso
Com: Pablo Picasso
Direção: Henri-Georges Clouzot
Fotografia: Claude Renoir
Produção: França - 1956
Distribuição: Magnus Opus

Mais informações sobre o filme no IMDB.
O DVD conta ainda com um bônus bastante interessante: o Curta "Guernica" (1950, 13min.) de Alain Resnais.

Nenhum comentário: